Com o objetivo de fortalecer o processo de alfabetização, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação criou o Projeto Espiral. A iniciativa visa a recomposição da aprendizagem, garantindo as habilidades básicas do ciclo de alfabetização e promovendo a inclusão dos alunos que estão em defasagem.
O que é metodologia em espiral?
A espiral do aprendizado é uma estratégia pedagógica que propõe que um assunto seja revisitado pelo estudante ao longo da sua vida escolar, trabalhando com diferentes níveis de complexidade e, consequentemente, estimulando o aprofundamento dos conhecimentos.
O que é trabalhar em espiral?
O currículo em espiral pressupõe que um mesmo tópico seja revisitado pelos estudantes de tempos em tempos, ampliando sempre sua complexidade e o relacionando com o aprendizado adquirido anteriormente.
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O que é ensino em espiral?
Espiral Construtivista
A esquematização do processo ensino-aprendizagem na forma de uma espiral busca representar os movimentos desenvolvidos no trabalho coletivo do grupo, no sentido de identificar os conhecimentos prévios e de produzir novas sínteses e novos significados.
O que caracteriza o currículo em espiral de Jérôme Bruner?
Bruner se referiu a isso como “currículo em espiral”, em que as ideias são apresentadas em oportunidades de aprendizagem repetidas ao longo do tempo, e são organizadas do simples ao complexo, do geral ao específico, e são Page 3 Currículo Espiral examinadas em relação umas às outras.
Projeto Espiral | Tuba | Aula 01 | Albert Khattar | Breve histórico da tuba
Qual é a ideia central da proposta do currículo em espiral?
O currículo em espiral aborda a aprendizagem de modo que o aluno possa ir do conhecimento geral ao conhecimento especializado naturalmente. Isso se deve a um modelo de aprendizagem contínua que evita que os conceitos caiam facilmente no esquecimento.
O que é a aprendizagem em espiral e como ela aparece na Bncc?
A aprendizagem em espiral aparece de forma bastante consolidada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Isso se dá, sobretudo, a partir das habilidades propostas pelo documento, que repetem temáticas ao longo do anos, sempre mobilizando conhecimentos adquiridos anteriormente e os aprofundando.
Quem criou o modelo espiral?
– Modelo espiral: O famoso modelo espiral foi proposto por Boehm. Esse é um modelo de processo de software evolucionário que também é iterativo como a prototipação, porém com aspectos sistemáticos e controlados do modelo cascata.
Quando surgiu o modelo espiral?
Em 1986, Barry W. Boehm propôs o modelo em espiral. Ele analisou o processo de desenvolvimento e sugeriu que um modelo em espiral poderia combinar as atividades de desenvolvimento e gerenciamento de risco (PFLEEGER, 2004).
Quais são os 3 tipos de ensino?
31), os resultados esperados para cada um dos três tipos de educação são: para a educação formal, a aprendizagem e a titulação; para a educação informal, os resultados acontecem a partir da visão do senso comum; porém, na educação não formal, há o desenvolvimento de vários processos.
Quais as vantagens do modelo espiral?
Esse modelo enfoca a mitigação de riscos ao longo do tempo, permitindo a adaptação às mudanças e a incorporação de melhorias contínuas. É mais adequado para projetos complexos, nos quais os riscos e requisitos não são completamente compreendidos no início.
Quais os setores do modelo espiral?
Variações do modelo espiral consideram entre três e seis tarefas ou sectores da espiral, que podem ser: – comunicação com o cliente; – planeamento; – análise de risco; – engenharia; – construção e liberação; – avaliação do cliente.
O que é um tempo em espiral?
Tempo espiral tem como objetivo responder sobre teorias de um tempo cíclico, ou seja, uma tipologia temporal que se repete, mesmo que não integralmente, mas apresenta características semelhantes, como um processo sistematizado, conhecido como ciclo.
Quais são as fases do modelo espiral?
Variações do modelo espiral consideram entre três e seis tarefas ou sectores da espiral, que podem ser: – comunicação com o cliente; – planeamento; – análise de risco; – engenharia; – construção e liberação; – avaliação do cliente.
O que é uma espiral construtivista?
Espiral Construtivista
A esquematização do processo ensino-aprendizagem na forma de uma espiral busca representar os movimentos desenvolvidos no trabalho coletivo do grupo, no sentido de identificar os conhecimentos prévios e de produzir novas sínteses e novos significados.
O que é a espiral do conhecimento?
A GC em uma organização envolve as quatro formas de conversão do conhecimento (socialização, externalização, combinação e internalização). O conjunto dessas quatro formas é conhecido como espiral do conhecimento (TAKEUCHI; NONAKA, 2008).
Quais são as 3 fases da produção de software?
Quais são as etapas? Existem 3 fases básicas de um ciclo de software: definição, desenvolvimento e operação. Deve-se conhecer a situação atual e fazer a identificação do problema para buscar uma resolução do mesmo. É na definição que você fará a modelagem dos processos e a análise do sistema.
O que são ferramentas CASE exemplos?
Uma ferramenta CASE (do inglês Computer-Aided Software Engineering) é uma classificação que abrange toda ferramenta baseada em computadores que auxilia atividades de engenharia de software, desde análise de requisitos e modelagem até programação e testes.
O que significa a palavra prototipação?
Prototipar é uma técnica que consiste em desenvolver o protótipo de algum produto. Ou seja, uma forma de visualizar a sua ideia antes de ela ser entregue definitivamente ao mercado. Imagine que seu negócio tenha o objetivo de criar um aplicativo com um conceito inovador e que trará muitos benefícios ao cliente.
Quais são as 4 atividades fundamentais para a engenharia de software?
Entre as principais atribuições do engenheiro de software, estão:
- Desenvolver softwares e apps.
- Gerenciar projetos ligados aos softwares.
- Arquitetar o design estrutural dos programas.
- Realizar testes nos sistemas.
Qual é o maior problema encontrado no modelo cascata?
Os principais problemas encontrados no modelo cascata são: Os projetos de software reais construídos e evoluídos na indústria de software raramente seguem o fluxo sequencial que o modelo prega.
Como funciona a prototipagem?
Prototipagem é a etapa do processo de desenvolvimento que consiste em fazer um protótipo do que se está criando. Em termos práticos, prototipar é criar uma versão modelo do produto final de um projeto voltado para a etapa de aprovação e validação.
O que é espiral da aprendizagem criativa?
Sobre a Aprendizagem Criativa
São esses pilares aplicados à Espiral da Aprendizagem: Imaginar, Criar, Brincar, Compartilhar e Refletir que propõe uma nova forma de impactar a educação na forma com que crianças, jovens e adultos se relacionam com seu aprendizado.
Qual o tipo de aprendizagem que a BNCC propõe?
A BNCC reconhece a especificidade da alfabetização e propõe a mescla de duas linhas de ensino: a primeira indica para a centralidade do texto e para o trabalho com as práticas sociais de leitura e escrita, a segunda soma a isso o planejamento de atividades que permitam aos alunos refletirem sobre o sistema de escrita …
Qual o objetivo do objeto de aprendizagem?
Os objetos de aprendizagem são todo e qualquer recurso utilizado para apoiar a aprendizagem do aluno. Como por exemplo: textos, vídeos, áudios, animações, etc. Além disso, essas mídias são digitais. É normal, também, que esses objetos sejam reutilizados.