São eles: Nível pré-silábico (distinção entre desenho e escrita), Nível silábico (construção de formas de diferenciação das escritas, ou seja, quantas letras, quais as letras e como devem ser organizadas para que possam dizer algo), Nível silábico alfabético e alfabético (fonetização da escrita.
Quais as 4 fases da alfabetização?
pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.
Quais são os 4 níveis da escrita?
Níveis da escrita
A escrita é uma representação gráfica com significados. Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico.
Qual é o nível Silabico alfabético?
Nível silábico-alfabético
Nível 4: Passagem da hipótese silábica para a alfabética. A criança se aproxima de uma análise de fonema a fonema (Picolli; Camini, 2013). “Percebe que escrever é representar progressivamente as partes sonoras das palavras” (Multieducação).
O que é o nível Silabico?
Silábico com valor sonoro: nesse nível a criança já tem maior domínio do alfabeto e passa a relacionar as sílabas com o seu fonema mais forte (geralmente vogais) – mas ainda é comum que a criança escreva a palavra com letras a mais ou a menos.
NÍVEIS DE ALFABETIZAÇÃO – PRÉ-SILÁBICO, SILÁBICO, SILÁBICO ALFABÉTICO E ALFABÉTICO
Como saber se o aluno e silábico alfabético?
Nível silábico-alfabético
Neste nível, a criança passa a entender que as sílabas possuem mais de uma letra. Porém, para entender os fonemas, é importante que a criança também pratique sílabas só com uma letra intercalada com sílabas maiores.
Quais são os 5 níveis da escrita?
De acordo com Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança passa por um processo de aquisição de escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.
O que é um aluno pré Silabico?
A criança não diferencia letras de números. Demonstra que ainda não entende a escrita como representação gráfica da fala. Nesse momento, muitas crianças acreditam que, para escrever uma palavra, são necessárias pelo menos três letras (critério da quantidade mínima de caracteres).
O que é nível alfabético ortográfico?
– Nível alfabético
Neste nível a criança estabelece correspondência entre fonema e grafema. Ela compreende que a sílaba pode ter uma, duas ou três letras. A princípio, tem dificuldade na separação das palavras quando escreve um texto.
O que é um aluno alfabético ortográfico?
Na etapa alfabética, as crianças fazem as construções transparentes entre fonema e grafema. Já na etapa ortográfica, os alunos começam a construir, através do ensino explícito, as regras, memorizar palavras e fazer relações. Então, o que é prioridade na hora de ensinar ortografia?
Como identificar o nível Silabico?
Nível silábico (sem valor sonoro)
Nesse caso, a cada sílaba a criança atribui a uma letra. A partir disso, é possível identificar em qual nível a criança está. Se na escrita as crianças utilizam letras que não tem relação com a palavra, então ela está no nível silábico sem valor sonoro.
O que é o nível ortográfico?
No estágio ortográfico, a criança começa a perceber as irregularidades presentes entre os grafemas e fonemas. Aprende que será preciso memorizar certas palavras para poder pronunciá-las e escrevê-las corretamente.
O que é escrita silábica sem valor sonoro?
Nível silábico sem valor sonoro: Ao ler o que escreveu, a criança separa uma quantidade de letras que correspondem às sílabas da palavra BONECA, sem que essas façam relação sonora.
Como se divide a alfabetização?
Os métodos de alfabetização se agrupam em dois grupos: sintéticos e analíticos. Os métodos sintéticos, partem da leitura dos elementos gráficos até a leitura da totalidade das palavras. São eles: alfabético, fônico e silábico.
Quais são os níveis de alfabetização Segundo Emília Ferreiro?
Para isso, Ferreiro e Teberosky (1999) introduzem quatro níveis de hipóteses de escrita pelos quais as crianças percorrem durante o processo de obtenção da língua escrita. Sendo tais: pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética que serão pautados em subtemas neste tópico.
Quais são os três pilares da alfabetização?
Quais são os 3 pilares da alfabetização? LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO: OS TRÊS PILARES DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.
Quando o aluno é considerado ortográfico?
O estágio ortográfico
Já nesse último estágio ocorre o que conhecemos por estratégia lexical. É o seguinte: o pequeno aprende a ler lexicalmente. Ele faz o reconhecimento visual diretamente da forma ortográfica das letras.
Qual a diferença entre um aluno alfabético e alfabetizado?
alfabetizado, significa que o aluno lê, compreende e. produz pequenos textos com autonomia. Um aluno, ao fim do 1º ano, pode estar alfabético, mas. ainda não alfabetizado.
O que é uma leitura silábica?
O método silábico atende a um princípio importante e facilitador da aprendizagem: quando falamos, pronunciamos sílabas, e não letras ou sons separados, e opera com um fragmento que pode ser reconhecido sem preocupação sobre sua relação direta com o som da fala.
Como identificar o nível de leitura dos alunos?
A pré-leitura é quando o leitor faz uma espécie de sondagem no texto. Olha o sumário, folheia o livro, lê frases iniciais, títulos, mas não da sequência. Popularmente é o que chamamos de “ler por cima”. Já a leitura rápida é quando o leitor vai lendo sem parar, mesmo sem ter total compreensão do que está sendo dito.
Como saber se a criança é pre silábica?
PRÉ-SILÁBICO
Neste primeiro nível, a criança começa perceber que a escrita representa aquilo que é falado. Ela tenta se aventurar pela escrita e por meio da reprodução de rabiscos e desenhos. Ainda não consegue relacionar as letras, com os sons da língua falada.
O que é um aluno silábico com valor sonoro?
Quando as crianças passam a usar uma letra para representar cada emissão sonora levando em conta o som da vogal ou da consoante, elas desenvolvem a chamada hipótese silábica com valor sonoro.
O que diz a teoria de Emilia Ferreiro?
Segundo ela, a compreensão da função social da escrita deve ser estimulada com o uso de textos de atualidade, livros, histórias, jornais, revistas. Para a psicolinguista, as cartilhas, ao contrário, oferecem um universo artificial e desinteressante.
Quando o aluno não reconhece as letras do alfabeto?
– Dislexia: primeiro é importante saber que não é uma doença nem deficiência, que independe da preguiça, falta de atenção ou má alfabetização. O que ocorre é uma desordem no caminho das informações, o que inibe o processo de entendimento das letras e, por sua vez, pode comprometer a escrita.
O que é uma leitura vacilante?
A leitura oral no disléxico é caracterizada por omissões, distorções e substituições de palavras e pela leitura lenta e vacilante, onde a compreensão da leitura também está prejudicada. Essa situação ocorre mesmo quando a compreensão da língua falada for normal.