A logística reversa é o conjunto de procedimentos e ações para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, a fim de reaproveitar ou destinar de forma correta os resíduos sólidos e descartes de embalagens.
Qual é o conceito de logística reversa?
O que é Logística Reversa. A Logística Reversa é o conjunto de ações que envolve sistema de coleta, transporte, armazenamento, reciclagem e tratamento de resíduos produzidos pelo descarte de produtos e embalagens no pós-consumo.
Qual é o principal objetivo da logística reversa?
Aumentar a eficiência no uso dos recursos naturais pela sociedade, por meio do incremento nos índices de reuso, reciclagem e recuperação dos materiais; e. Incentivar a melhoria ambiental no projeto dos produtos e embalagens (promovendo o chamado ecodesign).
Quais são as 5 principais etapas do processo de logística reversa?
Do ponto de vista da operação, as etapas envolvidas na logística reversa são a coleta, a inspeção, a separação, a compra e a venda e a devolução.
Quais são os três objetivos da logística reversa?
Logística reversa consiste em sistemas de coleta, reuso, reciclagem e tratamento de resíduos gerados pelo consumo de diversos produtos. Tem como objetivos proteger o meio ambiente, gerar oportunidades de negócios, alavancar a sustentabilidade e a redistribuição dos direitos e deveres sobre o gerenciamento de resíduos.
Cadeia de Suprimentos – Logística Reversa
Quais são as 4 etapas da logística reversa?
Logística reversa
- Recuperação de produtos;
- Redução do consumo de matérias-primas;
- Reciclagem, substituição e reutilização de materiais; e.
- Reparação de produtos.
Quais são os tipos de logística reversa?
Os principais tipos de logística reversa no Brasil são: a pós-consumo, pós-vendas e reuso.
O que é preciso para realizar a logística reversa?
Como fazer logística reversa em 4 passos
- Estabelecer uma política clara, explicando aos consumidores onde eles podem retornar cada produto, embalagem, peça ou outro material.
- Criar um canal de atendimento para solucionar possíveis dúvidas dos consumidores em relação à logística reversa.
Quais são os pilares da logística reversa?
Nesse sentido, a logística reversa é parte integrante da logística verde, que se fundamenta em três pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental, conforme comentamos a seguir.
Como realizar a logística reversa?
Dicas para implementar logística reversa
- Plano de Resíduos Sólidos. O Plano de Resíduos Sólidos será a primeira etapa da implementação da logística reversa em sua empresa. …
- Crie canais de atendimento ao consumidor. …
- Capacite seus funcionários. …
- Faça parcerias com cooperativas. …
- Use sistema de gestão integrado.
Quem criou a logística reversa?
Os autores Rogers e Tibben-Lembke (1999) explicam a Logística Reversa (LR) como o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo da matéria-prima desde o ponto de consumo até o ponto de origem, tendo como objetivo a recuperação do valor e o descarte correto para a coleta e tratamento do lixo.
Quais empresas utilizam a logística reversa?
Entre as empresas que adotam o ciclo da logística reversa, é possível encontrar nomes como Natura, Apple, Ambev e Simple Organic. A Natura, por exemplo, faz a coleta de embalagens para reciclagem desde 2020 – segundo a empresa, já são mais de 50 mil toneladas de embalagens coletadas.
Quem deve implementar o sistema de logística reversa?
Conforme previsto no artigo 33 da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, as empresas que devem implementar a Logística Reversa são os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos como agrotóxicos, pilhas, baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes, e produtos …
Quem paga a logística reversa?
O custo da postagem ou coleta é de quem está autorizando o serviço. Não há́ nenhuma cobrança ao consumidor/remetente; Serviço disponível apenas para clientes com contrato de encomendas (SEDEX Hoje, SEDEX 10, SEDEX 12, SEDEX e PAC); O cliente também pode autorizar o remetente a utilizar as embalagens dos Correios.
O que dificulta a logística reversa?
As principais dificuldades apresentadas para utilização da ferramenta de logística reversa foram: contratação de empresas que estejam habilitadas a executar o ciclo de logística reversa; aplicabilidade das leis, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, adequação de contratos de fornecimento de produtos e serviços …
Qual é o problema que a logística reversa busca solucionar?
– Preservação do meio ambiente: a logística reversa busca solucionar o problema do descarte de resíduos sólidos, de forma a reduzir a poluição e o desperdício de materiais através da reutilização, reciclagem e recuperação de produtos que seriam descartados em aterros.
Quais os exemplos de canais reversos?
Um exemplo de canal reverso de grande importância é o da venda industrial de materiais em leilões, na forma de sucata e equipamentos usados, constituindo- se em fonte primária de pós-consumo, em que são adquiridos e coletados bens de pós-consumo ou pós- uso: bens do ativo fixo em condições de uso, como máquinas, …
Quais são os benefícios da logística reversa?
O benefício de um programa de logística reversa são o aumento da conscientização, a redução dos impactos negativos ocasionados pelo descarte incorreto dos resíduos e o aumento dos lucros com a diminuição de aquisição de matéria prima. A logística reversa esta associada ao desenvolvimento sustentável.
Qual é a origem da logística reversa?
O termo logística reversa começou a aparecer nos anos 1990, quando grandes empresas se atentaram para a necessidade de dar uma destinação correta aos seus resíduos e reutilizar o máximo possível do lixo como matéria-prima para outros produtos, com o objetivo de diminuir os danos ao meio ambiente.
Onde a logística reversa pode ser utilizada?
A quem se aplica? A logística reversa pode ser aplicada a todo tipo de resíduo, porém seu alvo principal são os produtos que, após consumidos, se descartados de maneira errada, podem causar riscos de intoxicação tanto da natureza, quanto da sociedade.
Quais são as três etapas da logística reversa?
Quais as etapas da logística reversa?
- Coleta. A primeira etapa envolve a coleta dos produtos ou materiais descartados dos pontos de consumo. …
- Classificação. …
- Desmontagem e desativação. …
- Armazenamento. …
- Transporte. …
- Tratamento. …
- Reintegração ou destino final. …
- Monitoramento e controle.
Qual a diferença entre a logística e a logística reversa?
Os processos logísticos tradicionais se iniciam nas empresas e seguem o fluxo até chegar aos consumidores ou pontos de venda. Na logística reversa, o movimento é o oposto, partindo dos consumidores e retornando para as companhias.
Como é o trabalho da logística reversa da Coca-cola?
O processo de logística reversa da coca-cola tem como principal objetivo recolher 100% das embalagens e destiná-las corretamente. O processo de logística reversa da coca-cola tem como principal objetivo recolher 100% das embalagens e destiná-las corretamente.
Como é feita a logística reversa da Apple?
Garantimos que o produto seja reciclado de maneira responsável, por meio de nossos parceiros, ou ganhe um novo uso. Você também pode levar suas baterias portáteis e embalagens de produtos Apple a qualquer Apple Store, que elas serão enviadas para reciclagem de maneira responsável e gratuita.