Comece examinando a cobrança para confirmar se ela é realmente indevida, seja uma fatura em conta digital, um débito em conta ou outro tipo. Em seguida, entre em contato com a empresa ou provedor de serviços responsável pela cobrança, explicando a situação e fornecendo documentação, se possível.
Como agir diante de uma cobrança indevida?
Para isso, reúna os documentos já separados para comprovar a cobrança indevida e procure a agência do Procon da sua cidade. Depois de entender o problema, eles vão intervir junto à empresa para buscar uma solução amigável em seu nome. Em geral, o contato funciona.
Quando posso processar por cobrança indevida?
No entanto, de acordo com o CDC, o consumidor tem o direito de reclamar de cobranças indevidas ou divergências em faturas e boletos no prazo de até 90 dias, a contar da data em que teve conhecimento da cobrança indevida. Esse prazo é uma orientação geralmente seguida pelos órgãos de defesa do consumidor.
Como se defender de uma cobrança indevida?
Caso a cobrança persista mesmo após você ter contestado diretamente com a empresa, é possível acionar órgãos de defesa do consumidor como o Procon para registrar uma reclamação. O Procon irá notificar a empresa, solicitar esclarecimentos e tentar mediar uma solução.
O que deve ser feito pelo consumidor ao receber uma cobrança indevida?
O que diz a legislação
O parágrafo único do art. 42 do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90) trata da “repetição de indébito”, que é o direito que o consumidor tem de ser ressarcido em dobro pelo valor pago indevidamente.
COBRANÇA INDEVIDA! O QUE FAZER?
O que diz a lei sobre cobrança indevida?
Código de defesa do Consumidor – Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.
O que o Código do consumidor diz sobre cobrança indevida?
42, o consumidor tem direito a ingressar com ação de indenização por danos morais, sem que afete a natureza do crédito, o fato de ser submetido a cobrança indevida não extingui o crédito, e deve ser quitado, porém o vexame sofrido, ou constrangimento, ou ameaça sofridas, devem ser coibidas pelo Estado, de forma a impor …
Qual é o valor da indenização por cobrança indevida?
O consumidor cobrado indevidamente tem direito a restituição em dobro dos valores descontados dos seus proventos mensais, nos termos do que dispõe o parágrafo único do artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor.
Qual o dano moral por cobrança indevida?
A cobrança indevida de dívidas gera dano moral quando a empresa promove a cobrança excessiva de valor não devido pelo consumidor. A indenização por danos morais deve ser fixada de acordo com os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade.
Qual o crime para cobrança indevida?
Pena Detenção de três meses a um ano e multa. Assim, podemos dizer que o credor que, na hora de cobrar uma dívida, utilizar de constrangimento moral, expondo o devedor/consumidor ao ridículo, ofendendo-o ou o ameaçando, comete o crime de cobrança vexatória.
Como contestar cobrança indevida sem parar?
Após realizar o login no aplicativo, acesse “Ver extrato” na sua fatura. Em seguida, localize o “Valor do plano contratado” e clique em “detalhes” Leia com atenção as orientações exibidas e, se mesmo assim ainda acreditar que houve algum erro selecione “Reportar problema”, do contrário clique em “Entendi”
Como pedir indenização por cobrança indevida?
Para resolver esse problema, você pode entrar em contato primeiro com a empresa credora através do atendimento ao cliente ou com a Ouvidoria. Caso não te ajudem, então você pode acionar o Procon e até receber indenização por danos morais.
Como pedir danos morais por cobrança indevida?
Procure resolver o problema de forma amigável, entrando em contato com a empresa credora que efetuou a cobrança. Deixe bem claro o não reconhecimento da dívida. Informe também que não aceitará que seu nome seja negativado sem justa causa.
Como acionar o Procon por cobrança indevida?
Caso o consumidor verifique algum problema com sua conta, como uma cobrança indevida, ele deverá fazer uma reclamação junto ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) de seu banco. Nesse caso, o consumidor terá direito a devolução em dobro do valor pago indevidamente.
Quanto posso ganhar em um processo por danos morais?
Já nos Danos Morais, como não é possível “desfazer” os danos que uma pessoa sofreu, nem estipular uma quantia em razão disso, o valor da Indenização vai depender muito da análise de cada caso. Mas, em regra, você pode pedir qualquer valor de Indenização, desde R$ 1.000,00 até mais de R$ 500.000,00.
Pode processar empresa por cobrança indevida?
Quando posso processar por cobrança indevida? Sim, é possível processar uma empresa por causa de uma cobrança indevida.
Onde devo reclamar sobre cobrança indevida?
Os consumidores que se sentirem prejudicados nas relações de consumo devem reclamar no Procon/PR. Alguns itens que geram reclamações: Má qualidade e falta de segurança de eletroeletrônicos, veículos, brinquedos e outros produtos.
O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?
O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.
Como contestar uma dívida?
a) Contato Inicial com a Empresa ou Instituição Financeira: O primeiro passo é entrar em contato com a empresa ou instituição financeira responsável pela cobrança indevida. Isso pode ser feito por meio de telefone, e-mail ou correspondência, solicitando esclarecimentos sobre a dívida e apresentando a contestação.
O que é uma cobrança indevida?
Cobrança indevida pode ser uma fatura de um produto não comprado ou serviço não contratado. Também pode ser uma nota quitada anteriormente, mas que a empresa insiste em receber. Assim, a cobrança indevida acontece devido a um erro, que pode ser no sistema de pagamentos da empresa ou até mesmo falha humana.
Como responder um cliente insatisfeito com cobrança indevida?
Vamos destacar a seguir os motivos mais comuns de insatisfação:
- Atendimento.
- Produto.
- Entrega.
- Ouça (atentamente) o que seu cliente tem a dizer.
- Agradeça pela reclamação recebida.
- Apure os fatos apresentados.
- Reconheça a falha e peça desculpas.
- Busque (o mais breve possível) uma solução.
Como responder mensagem de cobrança?
Basta responder essa mensagem com “Sim”, caso já tenha efetuado o pagamento. Se precisar de uma segunda via ou outra solicitação, também estamos à disposição.”
Sou obrigado a pagar uma dívida?
Em conclusão, não pagar um empréstimo é considerado crime e pode acarretar em diversas consequências legais e financeiras. Além do prejuízo ao próprio crédito, o devedor pode ser acionado judicialmente, ter bens penhorados e até mesmo ser preso em casos extremos.
Estou sendo cobrado por uma dívida de mais de 5 anos?
O que é uma dívida caduca? Uma dívida caduca é aquela que ultrapassou o prazo de 5 anos e, por isso, não pode mais gerar negativação. Se a dívida foi contraída há mais de 5 anos e não foi paga, o consumidor não pode continuar negativado por causa dela.
Pode cobrar dívida de 10 anos atrás?
Uma dívida com mais de 5 anos, mesmo que prescrita, ainda pode ser cobrada informalmente. Enquanto a dívida não é paga, ela aumenta dia após dia com multas e juros. Portanto, o consumidor vai continuar lidando com a cobrança do pagamento de um valor cada vez mais alto.