Qual é a teoria de Emília Ferreiro?
Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.
Qual a teoria que Emília Ferreiro e Ana Teberosky?
Emilia Ferreiro e Ana Teberosky partiram do pressuposto da teoria piagetiana – de que todo conhecimento possui uma origem – e, pelo método clínico de Piaget, observaram 108 crianças e seu funcionamento do sistema de escrita.
Quem foi Emília Ferreiro biografia?
Quem foi Emília Ferreiro? Nascida em Buenos Aires, na Argentina, em 1936, Emilia Beatriz Maria Ferreiro Schavi é uma pesquisadora, escritora e psicóloga que buscou, sob as lentes da psicolinguística, compreender os mecanismos pelos quais as crianças aprendem a ler e a escrever.
Qual é a teoria de Ana Teberosky?
De acordo com Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança passa por um processo de aquisição de escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.
Psicogênese da Língua Escrita – Emilia Ferreiro e Ana Teberosky
O que diz Ana Teberosky sobre alfabetização?
Teberosky defendia que, dado que as crianças fazem parte de uma cultura letrada, os alunos chegavam à alfabetização com aprendizagens importantes relacionadas aos usos sociais da escrita. Dessa maneira, destacam-se o papel do ambiente alfabetizador, da leitura e de atividades de oralidade.
O que é Emilia Ferreiro fala sobre alfabetização?
Alfabetizar, nessa visão, significa construir conhecimentos. Desse modo, para ensinar a ler e escrever é necessário ter a compreensão de que as crianças passarão por processos distintos, paralelos e interligados, caracterizando o sistema de escrita e o uso da linguagem.
Qual é a principal crítica de Emilia Ferreiro a alfabetização tradicional?
Com base nesses pressupostos, Ferreiro critica a alfabetização tradicional, porque julga a prontidão das crianças para o aprendizado da leitura e da escrita por meio de avaliações de percepção (capacidade de discriminar sons e sinais, por exemplo) e de motricidade (coordenação, orientação espacial etc.).
Qual a área de atuação das estudiosas Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?
Quem criou a Psicogênese da Língua Escrita? Os dois maiores expoentes dessa teoria são as estudiosas Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Foi no ano de 1979, fundamentadas por inúmeras pesquisas relacionadas ao tema, que essas duas teóricas publicaram a obra Psicogênese da Língua Escrita.
Quais são os níveis de alfabetização Segundo Emilia Ferreiro?
Para isso, Ferreiro e Teberosky (1999) introduzem quatro níveis de hipóteses de escrita pelos quais as crianças percorrem durante o processo de obtenção da língua escrita. Sendo tais: pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética que serão pautados em subtemas neste tópico.
Quais as principais contribuições da teoria de Emilia Ferreiro para o processo de alfabetização e letramento?
Nele Ferreiro demonstra que existe uma nova maneira de ensinar a criança a ler e escrever, tendo em vista que o processo de aprendizagem da leitura e da escrita inicia-se muito antes do que a escola imagina, pois não é apenas através da utilização de recursos didáticos que a criança pode adquirir conhecimento …
Quais são as fases que as crianças passam para construir a escrita Segundo Emilia Ferreiro e com ela de fato acontece?
O autor menciona que a escrita passou pelas fases: pictórica, ideográfica e alfabética. Ainda abordaremos as fases pelas quais passa o desenvolvimento da escrita segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky, para compreender como ocorre a construção da escrita pela criança.
Quais são as 4 fases da alfabetização?
pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.
Quais são os 4 níveis da escrita?
São elas:
- PRÉ-SILÁBICO. Neste primeiro nível, a criança começa perceber que a escrita representa aquilo que é falado. …
- SILÁBICO. Nesse nível a criança começa a perceber a correspondência entre as letras daquilo que é falado. …
- SILÁBICO-ALFABÉTICO. …
- ALFABÉTICO.
Quais são os três níveis de aprendizagem?
São eles: Nível pré-silábico (distinção entre desenho e escrita), Nível silábico (construção de formas de diferenciação das escritas, ou seja, quantas letras, quais as letras e como devem ser organizadas para que possam dizer algo), Nível silábico alfabético e alfabético (fonetização da escrita.
Quem criou o teste da psicogênese?
A abordagem teórica utilizada para embasar o diagnóstico realizado pelo aplicativo PEI é denominada Psicogênese da Língua Escrita desenvolvida pelas educadoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky em suas pesquisas na Argentina e México para posteriormente serem trazidas e adaptadas à realidade brasileira.
Quais são os 5 níveis da escrita?
Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico.
Quando morreu Emilia Ferreiro?
A educadora, psicóloga e escritora argentina Emilia Ferreiro faleceu, aos 86 anos, no último sábado (26), na Cidade do México.
Quais são os três pilares da alfabetização?
Como também qualitativo, pois analisou-se o processo de ensino aprendizagem nos três pilares: Leitura, interpretação e escrita.
Qual é o ciclo de alfabetização de acordo com a Bncc?
“Pela BNCC, espera-se que o aluno aprenda nesses dois anos iniciais com quantas e quais letras se escreve uma palavra”, afirmou. Atualmente, as crianças devem ser alfabetizadas até o terceiro ano do ensino fundamental.
Qual é a ordem da alfabetização?
Começa sempre dos sons mais simples para os mais complexos, das vogais para as consoantes. Por fim, formam-se as sílabas e as palavras. COMO FUNCIONA: Há várias maneiras de apresentar os fonemas, partindo de palavras significativas para os alunos ou relacionando uma palavra a uma imagem e a um som.
Que tipo de jogos podem ser usados na alfabetização?
Separamos alguns jogos educativos para auxiliar no processo de alfabetização das crianças.
- 94 segundos (Disponível para Android e iOS) Jogo que ajuda aumentar o repertório de palavras e incentiva a escrita. …
- ABC do Bita (Disponível para Android e iOS) …
- Jogo das Palavras. …
- Aprendendo o alfabeto. …
- Jogos artesanais.
Como identificar o nível Silabico?
Nível silábico (sem valor sonoro)
Nesse caso, a cada sílaba a criança atribui a uma letra. A partir disso, é possível identificar em qual nível a criança está. Se na escrita as crianças utilizam letras que não tem relação com a palavra, então ela está no nível silábico sem valor sonoro.
O que defende a teoria de Piaget?
Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental. Dando ênfase em seus estudos ao caráter construtivo.
O que diz Piaget sobre alfabetização e letramento?
O material pedagógico do Sistema Piaget segue a metodologia do desenvolvimento paralelo entre alfabetização e letramento, idealmente, portanto, alfabetizar letrando. “Desde cedo aprendendo alfabetizar letrando – juntar a escrita à interpretação de texto.”