O que se entende por cibercultura?
Para Pierre Lévy, a cibercultura é um conjunto de técnicas e intelectuais, práticas, atitudes, modos de pensamento e valores que se desenvolvem com o crescimento do ciberespaço. Ela é um fluxo ininterrupto de ideias, ações e representações entre pessoas conectadas por computadores.
O que é cibercultura o que é ciberespaço quais são os efeitos para a sociedade das novas tecnologias da informação?
A cibercultura é a cultura produzida no ciberespaço, que pode ser compreendido como um lugar de circulação de informação, um espaço de comunicação, espaço virtual, que não existe em oposição ao real. O ciberespaço é o ambiente simbólico onde as comunidades virtuais se constituem.
O que é ciberespaço e exemplos?
Podemos citar um exemplo de ciberespaço: hipertexto, World Wide Web – W.W.W., vídeo game, realidade virtual, groupware e conferência eletrônica.
Qual é o principal objetivo da cibercultura?
A cibercultura democratiza a troca de experiências e de informações, além de contribuir para a expressão, comunicação e aprendizagem de todos que tenham um dispositivo com acesso à internet e saibam como utilizá-lo.
Cibercultura e Ciberespaço
Como é formada a cibercultura?
Cibercultura é a cultura que surgiu, surge, ou está surgindo, a partir do uso da rede de computadores, e de outros suportes tecnológicos (como, por exemplo, o smartphone) através da comunicação virtual, a indústria do entretenimento e o comércio eletrônico, no qual se configura o presente.
O que melhor descreve ciberespaço e cibercultura?
Cibercultura é o costume de uma comunidade em que as TIC’s faz parte da vida de uma forma geral. Ciberespaço é o espaço virtual onde ocorrem transmissão de comunicação. Relação de troca entre sociedade e tecnologias da comunicação, informação e cultura.
Quais são as três principais características da cibercultura?
Lévy ainda aponta três características que seriam essenciais à cibercultura: a interconexão, a criação de comunidades virtuais e a inteligência coletiva.
Como se caracteriza o ciberespaço?
É um ambiente onde pessoas do mundo todo podem interagir sem estar, de fato, presentes. É um novo espaço de comunicação, representação e interação. O termo ciberespaço, em sua etimologia, já nos propõe essa nova noção: cyber-espaço, ou seja, um espaço diferente, cibernético, com novas possibilidades e implicações.
Quais são os princípios da cibercultura?
O princípio que rege a cibercultura é a “re-mixagem”, conjunto de práticas sociais e comunicacionais de combinações, colagens, cut-up de informação a partir das tecnologias digitais.
Qual a base da cibercultura?
A cibercultura não seria um movimento em si, mas um espaço que permite que movimentos culturais tenham sentidos. cultura que surgiu, ou surge, a partir do uso de computadores através da comunicação através de computadores.
Como compreender a cibercultura?
Cibercultura é a cultura que surgiu, surge, ou está surgindo, a partir do uso da rede de computadores, e de outros suportes tecnológicos (como, por exemplo, o smartphone) através da comunicação virtual, a indústria do entretenimento e o comércio eletrônico, no qual se configura o presente.
Quando falamos de ciberespaço?
O termo cyberespaço aparece quotidianamente na imprensa e nas discussões sobre as novas tecnologias de informação. Entretanto, nada é mais difícil de definir ou simplesmente compreender. Temos uma idéia do cyberespaço como o conjunto de redes de telecomunicações criadas com o processo digital das informações.
Quando falamos de ciberespaço estamos falando de?
O ciberespaço é assim um imenso hipertexto planetário, um espaço rizomático[11] . A forma do texto eletrônico como hiperficção ou hipertextos caracteriza-se pela criação de um espaço de informação (o site) onde o leitor/navegador escolhe seu percurso através dos links.
Quando falamos em ciberespaço estamos falando?
Todo esse espaço que não existe fisicamente, mas virtualmente, é o ciberespaço, que Lévy (1999) definiu como sendo um mundo de comunicação dos computadores virtuais e, mais especificamente, um meio eletrônico usado para formar uma rede global de computadores visando facilitar a troca de dados.
Qual a função da cibercultura em uma sociedade?
O que é cibercultura para Lévy
A cibercultura contribui para a criação e o fortalecimento da inteligência coletiva, que, segundo o mesmo autor, pode ser entendida como o “vínculo entre diversas competências, ideias e conhecimentos, articulado entre os indivíduos no ciberespaço”.
Quais os efeitos da cibercultura no nosso Dia-a-dia?
A cultura digital permite desbravar infinitos assuntos e informações, hoje em dia é possível se familiarizar com conceitos até então desconhecidos ou que não têm espaço nas mídias tradicionais.
Quais são os impactos da cibercultura?
O advento da cibercultura possibilitou maior diálogo e integração entre culturas geograficamente distantes, produzindo novos costumes e práticas sociais mediadas pela utilização de tecnologias da informação e comunicação em rede.
Quais são as três principais leis da cibercultura?
Lemos (2003) introduziu as três “Leis da Cibercultura”: a Lei da Re- configuração, a Lei da Liberação do Pólo da Emissão e a Lei da Conec- tividade Generalizada.
Quem criou o conceito de cibercultura?
Nesse contexto, durante a década de 80 novos termos como cibercultura, proposto por Pierre Lévy e ciberespaço, cunhado por William Gibson em sua ficção científica Neuromancer, surgiram.
Quais as vantagens do ciberespaço?
O ciberespaço, sem dúvida, acelerou processos de fluxos, dentro do contexto de globalização, provocou o que alguns autores classificaram de compressão tempo e espaço, assim, provocando a redução de distâncias, possibilitando ao mesmo a redução do custo (em tempo, dinheiro e no trabalho).
Porque surgiu a cibercultura?
Porque a internet une pessoas dos mais diversos backgrounds e faz com que elas tenham acesso a uma série de conhecimentos, nasceu a palavra cibercultura. O termo diz respeito às interações que acontecem entre usuários nos ambientes virtuais e contempla, por exemplo, a troca de experiências.
Qual o lado negativo da cibercultura?
Os novos recursos tecnológicos têm limitado a autonomia da humanidade, levando as pessoas a viver em um mundo virtual e abstrato, onde os relacionamentos e informações de diversos temas já não venha ocorrer presencialmente e sim por identidades virtuais, privando os da realidade focando apenas no mundo virtual do que …
Onde surgiu a cibercultura?
O movimento começou em Nottingham em 1811 e se espalhou pelas fabricas de Yorkshire e Lancashire continuando até 1816 quando começou a enfraquecer. Hoje eles estão presentes na Internet com o intuito de desacelerar os ritmos da informatização da sociedade alertando contra os malefícios da cibercultura[3].
O que é ciberespaço e como surgiu a expressão?
A expressão “ciberespaço” surgiu com William Guibson em “Neuromancer” (DA SILVA, 2014, p. 2; LÉVY, 1999, p. 92), quando “foi utilizado para designar um ambiente artificial onde trafegam dados e relações sociais de forma indiscriminada” e torna-se “sensível a geografia móvel da informação, normalmente invisível”.