Quais são as 5 hipóteses de escrita?

 

De acordo com Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança passa por um processo de aquisição de escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.

Quais são os 5 níveis da escrita?

Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico.

 

 

Quais são as hipóteses de escrita exemplos?

Uma vez que, são existentes quatros hipóteses que tornam esse ofício ainda mais desafiador, sendo eles: pré-silábico, silábico com valor sonoro ou silábico sem valor sonoro, silábico alfabético e por ultimo e não menos importante a hipótese alfabética.

Quais são as hipóteses alfabetização?

Ferreiro e Teberosky observam que tentando compreender a escrita, as crianças criam teorias que se desenvolvem como: a Pré-silábica, a silábica, a silábico-alfabética e a alfabética. São as chamadas hipóteses.

Quais são as hipóteses silábicas e dê exemplos?

Exemplo Ao escrever TELEFONE, a criança em hipótese silábica sem valor sonoro produz BJAI – uma letra para cada sílaba, sem relação com o som. Já na silábica com valor sonoro, poderia escrever TLOE – usando letras que correspondem ao som.

Resumão das fases da escrita

Quando o aluno é silábico alfabético?

– Silábico-alfabética:

Como o próprio nome sugere, durante essa fase a criança passa pela transição da etapa silábica para a alfabética. É durante essa fase que a criança começa a entender que as sílabas possuem mais de uma letra.

O que é hipótese Silabico alfabético?

Hipótese de escrita silábica alfabética:

Nessa etapa as crianças já conseguem ler as sílabas mais complexas, com dificuldade, precisando de auxílio para interpretação do texto, mas com autonomia para textos com palavras simples.

Quando o aluno está no Silabico?

No nível silábico a criança estabelece que as partes sonoras semelhantes entre as palavras se exprimem por letras semelhantes. Ela começa a escrever alfabeticamente algumas sílabas; para outras, permanece silábica.

Quando o aluno é silábico sem valor sonoro?

Nível silábico sem valor sonoro: Ao ler o que escreveu, a criança separa uma quantidade de letras que correspondem às sílabas da palavra BONECA, sem que essas façam relação sonora.

Como identificar a fase silábica?

Nível silábico

A criança descobre a lógica da escrita, percebendo a correspondência entre a representação escrita das palavras e as propriedades sonoras das letras, mas pensa que cada letra representa é uma sílaba oral, ou seja, usa ao escrever uma letra para cada emissão sonora (cada sílaba).

Quais as 4 fases da alfabetização?

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

O que é aluno Silabico com valor sonoro?

Popularmente dizemos que ela está no nível silábico com valor sonoro nas vogais. DICA PARA FAZER COM QUE ELAS AVANCEM: Além de trabalhar com rimas, aliterações, leitura diária, consciência silábica, use e abuse da análise e escrita de palavras com ajuda das letras móveis.

Quais são os tipos de hipóteses?

Com relação à natureza da hipótese, propomos que essas sejam classificadas em três tipos: hipóteses cosmovisivas, hipóteses ontológicas e hipóteses representacionais.

 

 

Qual é a teoria de Emilia Ferreiro?

Os estudos de Ferreiro levam à conclusão de que as crianças têm um papel ativo no aprendizado. Elas constroem o próprio conhecimento – daí a palavra construtivismo.

O que é um aluno pré Silabico?

A criança não diferencia letras de números. Demonstra que ainda não entende a escrita como representação gráfica da fala. Nesse momento, muitas crianças acreditam que, para escrever uma palavra, são necessárias pelo menos três letras (critério da quantidade mínima de caracteres).

O que Emilia Ferreiro diz sobre a alfabetização?

A criança traz consigo uma imensa bagagem e, nesse intuito, a escola deve considerar essa bagagem em todos os aspectos. A alfabetização não é “um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola e que não termina ao finalizar a escola” (FERREIRO, 1999, p. 47).

Como identificar o nível de escrita do aluno?

Nível Pré-Silábico – níveis 1 e 2

  1. Nível 1: A criança tem traços típicos, como linhas e formas semelhantes a emes em letra cursiva. …
  2. Nível 2: Para ler coisas diferentes deve haver diferença na escrita. …
  3. Nível 3: Aparece a hipótese silábica – a criança atribui um valor sonoro a cada sílaba das palavras que registra.

Qual a hipótese de escrita mais importante no percurso de alfabetização da criança?

A hipótese alfabética é uma conquista importante quando observamos o percurso infantil da construção da escrita. Os pequenos já sabem como produzir registros que podem ser lidos por outras pessoas e, na maioria dos casos, logo começam a se questionar sobre a forma de grafar corretamente as palavras.

Como trabalhar com alunos na hipótese silábica?

2. Sugestões para trabalhar a consciência de rimas e aliterações oralmente:

  1. cantigas de roda.
  2. parlendas.
  3. poemas.
  4. jogos de roda em que o professor orienta os alunos a prestar atenção no som das palavras.

Como saber se o aluno é pre silábico?

PRÉ-SILÁBICO

Neste primeiro nível, a criança começa perceber que a escrita representa aquilo que é falado. Ela tenta se aventurar pela escrita e por meio da reprodução de rabiscos e desenhos. Ainda não consegue relacionar as letras, com os sons da língua falada.

O que é um aluno ortográfico?

No estágio ortográfico, a criança passa ao reconhecimento visual direto das palavras, pela estratégia lexical, e não está mais na decodificação — estratégia fonológica. Vale ressaltar que, as estratégias usadas em cada estágio não são excludentes e podem existir ao mesmo tempo.

O que é pre Silabico exemplo?

Hipótese pré-silábica

Esses alunos ainda não compreendem a correspondência entre o falado e o escrito. Sua leitura é feita de forma global, com o dedo deslizando por toda a escrita, de forma contínua. A escrita do aluno, nessa hipotese, pode ser grafada com letras, desenhos e outros símbolos.

O que é um aluno alfabético de lista?

Estar alfabético significa que a criança já domina as. relações entre fonemas e grafemas, fazendo uso de. forma pertinente na escrita de palavras.

 

 

O que significa nível silábico qualitativo?

silábicas qualitativas ou “com valor sonoro”, nas quais a criança se preocupa em colocar não só uma letra para cada sílaba da palavra que está escrevendo, mas também letras que correspondem a sons contidos nas sílabas orais daquela palavra.

O que é silábica sem valor sonoro?

Por isso, nas escritas silábicas sem valor sonoro convencional, usam uma letra para cada sílaba (embora não compreendam ainda o conceito de sílaba). Outra marca importante é que ainda não fazem uso, necessariamente, das letras correspondentes para escrever as palavras.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem