Como se faz um resumo simples?

 

O texto do resumo deve ser corrido, formado por frases concisas, afirmativas, simples e coerentes e, de preferência, em parágrafo único. A primeira frase do seu resumo deve ser significativa e apresentar o documento ao leitor. Utilize verbos na voz ativa e na 3ª pessoa do singular (ele).

Como fazer um resumo simples exemplo?

O resumo simples deve conter no mínimo 250 palavras e no máximo 500 palavras, deve utilizar fonte Arial, tamanho 12, justificado, espaçamento entre linhas simples. Deve ser precedido de no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, separadas por vírgulas, conforme demonstra o presente modelo.

Quantas linhas deve ter um resumo simples?

O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras.

Como deve ser o resumo?

a) O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Deve ser escrito em um único parágrafo, sem subdivisões e sem recuo de parágrafo. b) Do resumo deve conter o título do trabalho em letras maiúsculas: • Fonte Arial, tamanho 12, negrito e centralizado.

Como se faz um resumo de um trabalho?

Os 5 passos para escrever um bom resumo acadêmico

  1. Explique o Contexto. Seu trabalho pode ser lido por pessoas com diferentes níveis de entendimento sobre o seu problema de pesquisa. …
  2. Defina os Objetivos. …
  3. Especifique o Método. …
  4. Apresente os Resultados. …
  5. Conclusão.

RESUMO SIMPLES E RESUMO EXPANDIDO: Como fazer

Como fazer um resumo bom e rápido?

8 dicas de como fazer um resumo eficiente

  1. Faça marcações. …
  2. Anotações pós-estudo. …
  3. Explique aquilo que aprendeu. …
  4. Faça a estrutura do resumo a partir dos pontos que você considera cruciais. …
  5. Se preferir, faça um mapa mental. …
  6. Se concentre e escreva o resumo. …
  7. Priorize a realização das etapas a mão.

O que é um resumo exemplo?

O resumo é um texto que se propõe a sintetizar uma ideia de um texto maior, a fim de apresentar, sem juízo de valor e alterações, as ideias do texto original. Em ambientes acadêmicos e escolares, são muito comuns as atividades que envolvem a produção de resumos sobre obras que estão sendo estudadas.

 

 

Quais são os três tipos de resumo?

A NBR 6028/2003 postula que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas, vistas a partir de agora.

O que colocar no título de um resumo?

O resumo deve conter: Título – o original do autor da obra original, quando só se usa um texto. Para dois ou mais textos pode-se criar um título. Corpo do texto – é o desenvolvimento.

Quantas palavras tem que ter o resumo?

Em teses o resumo deve ser apresentado com o máximo de 500 palavras e em dissertações e demais trabalhos acadêmicos, com o máximo de 250 palavras. Recomenda-se o máximo de 10 palavras ou expressões. Versão em outro idioma do resumo da tese ou dissertação. Deve ser iniciado pelo título da tese ou dissertação.

Como fazer a introdução de um resumo?

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, atraindo o interesse do leitor para o assunto que será abordado. Para criar uma introdução eficiente, é importante levar em consideração o público-alvo do texto, o objetivo do conteúdo e o tipo de texto que está sendo escrito.

 

 

Como fazer um resumo com palavras chaves?

4.1.7 As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras- chave, seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos.

Como colocar as palavras chaves?

As palavras-chave devem ser separadas do texto por um espaço de 1,5 entre linhas e as palavras precisam ser separadas por um espaço e ponto e vírgula.

Quais os 7 passos para fazer um resumo?

7 passos para escrever um resumo profissional

  • #1. Identifique suas habilidades e experiências-chave. …
  • #2. Determine o público-alvo. …
  • #3. Escreva uma frase inicial impactante. …
  • #4. Destaque suas principais habilidades e realizações. …
  • #5. Adapte-se ao cargo. …
  • #6. Seja sucinto e evite jargões. …
  • #7. Revise e edite.

 

Como iniciar um resumo de um texto acadêmico?

Os 5 passos para escrever um bom resumo acadêmico

  1. Explique o Contexto. Seu trabalho pode ser lido por pessoas com diferentes níveis de entendimento sobre o seu problema de pesquisa. …
  2. Defina os Objetivos. …
  3. Especifique o Método. …
  4. Apresente os Resultados. …
  5. Conclusão.

 

Pode ter referência no resumo?

Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.

Como fazer um resumo simples ABNT?

Você DEVE:

  1. Colocar na primeira frase do seu Resumo a explicação sobre o tema principal do trabalho.
  2. Em seguida mencione o tipo de trabalho: se é por exemplo um Estudo de Caso, Revisão Bibliográfica, Pesquisa Teórica ou Aplicada, etc.
  3. Ressalte o(s) objetivo(s), a metodologia, os resultados e a conclusão do trabalho.

Qual é o processo mental para produzir um resumo?

Sumarização: Processo mental inerente à produção de resumos (e à leitura de um modo geral). Possibilidades: – Apagamento de conteúdos facilmente inferíveis a partir de nosso conhecimento de mundo.

Qual é o principal objetivo de um resumo?

Um resumo fornece ao leitor uma descrição clara do seu estudo e resultados sem que o leitor tenha que ler o artigo inteiro. O resumo é uma ferramenta importante para os pesquisadores que precisam examinar centenas de artigos na sua área de estudo. O resumo é ainda mais importante em artigos sem acesso aberto.

 

 

O que o resumo deve ressaltar?

O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original.

Como escrever um resumo passo a passo?

Saiba como fazer um resumo excelente em 8 passos

  1. Fazer uma leitura atenta. …
  2. Marcar partes importantes. …
  3. Anotar comentários. …
  4. Pensar em correlações. …
  5. Organizar as informações. …
  6. Escrever com as próprias palavras. …
  7. Fazer listas ou tópicos. …
  8. Ler novamente.

Como dar início a um texto?

Conheça o assunto do qual vai escrever!

Você deve conhecer bem o tema do qual vai escrever. O tema está ligado ao propósito e objetivo do texto, por isso é muito importante fazer leituras para se informar, conhecer termos, saber argumentar, levantar problemas e hipóteses.

Como se começa um texto?

Confira algumas opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem